sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Mendel - "o pai da genética"

     Gregor Johann Mendel foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco.
     Dedicou-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicórias , bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, ratos e principalmente ervilhas, cultivadas na horta do mosteiro onde vivia. As ervilhas deram a Mendel a hipótese de analisar matematicamente os resultados, durante cerca de sete anos.



     Algumas características que Mendel estudou nas ervilheiras:






     1ª Lei de Mendel: Existem factores no interior de cada planta responsáveis por determinar cada característica, sendo que, no momento da reprodução, cada planta passa um de seus factores para as plantas filhas.

    
“Cada caráter é condicionado por dois genes, um deles proveniente do pai e o outro da mãe. Apenas um dos dois genes é fornecido a cada gameta produzido.”



    
2ª Lei de Mendel: (diibridismo) analisa a formação dos gâmetas e a manifestação da segregação independente dos factores, ou seja, a separação de dois ou mais genes localizados em diferentes pares de cromossomas homólogos.
        

    
     "Na formação dos gâmetas, o par de factores responsável por uma característica separa-se independentemente de outro par de factores responsável por outra característica."; "os pares de alelos localizados em cromossomas não-homólogos separam-se independentemente na formação dos gâmetas".
   
      Mendel é considerado assim "o pai da genética".


     Alguns links que achei interessantes sobre as leis de Mendel:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel2.php

http://professornandao.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

1 comentário:

  1. Finalmente conseguiste :)
    Dava-te só uma sugestão: que tal tentar uma imagem de melhor qualidade para substituir a última deste post?

    ResponderEliminar