sábado, 9 de abril de 2011

OGM

O que são OGM?


  OGM são organismos geneticamente modificados, cujo material genético foi propositadamente alterado pelo ser humano através de técnicas de biotecnologia.
    A transformação do genoma de uma planta ou animal pode ser feita utilizando apenas material genético que a espécie já possui, através da alteração de determinados genes ou da realização de cópias de genes de modo a duplicar o seu efeito. Alternativamente, pode-se inserir no genoma de um ser vivo, um ou mais genes de espécies diferentes. Os OGM que foram produzidos por este segundo método são chamados de transgénicos e o seu objectivo é conferir determinadas propriedades a um ser vivo que este anteriormente não possuía e que estão presentes noutra espécie.


     As razões para a sua produção são variadas, desde uma aplicação puramente científica, uma vez que as técnicas da engenharia genética permitem responder a questões fundamentais sobre o funcionamento dos genes, à produção de produtos farmacêuticos. No entanto, neste momento a aplicação mais generalizada e polémica dos OGM é na agricultura.






Vantagens

Existem inúmeras vantagens provenientes da utilização de OGM, tanto ao nível da saúde como do ambiente. Algumas delas:

- O alimento pode ser enriquecido com um componente nutricional essencial, como por exemplo, o arroz geneticamente modificado que produz vitamina A. A falta desta vitamina é um problema grave nos países em vias de desenvolvimento, que têm uma dieta extremamente limitada, levando à morte e à cegueira.

- É possível obter alimentos mais baratos. As técnicas de manipulação genética ajudam os agricultores a reduzir os prejuízos, pois podemos obter plantas resistentes a insectos, pragas, a herbicidas, a metais tóxicos do solo, a fungos, ao amadurecimento precoce, entre outros. Por exemplo, frutos que são macios podem ser endurecidos de modo a evitar que sejam danificados durante o seu transporte, como no caso do tomate, que é muito macio.
- A utilização de culturas geneticamente modificadas poderá também ser desenvolvida no sentido de permitir o seu crescimento em ambientes hostis, não afectando assim o Ambiente e podendo também criar novas zonas que se possam cultivar evitando que se desgastem tanto as outras.



Desvantagens

- Impactos sobre a biodiversidade. A agricultura e o ambiente serão alterados irreversivelmente. As culturas geneticamente modificadas podem ter uma vantagem competitiva em relação às plantas e amimais que existem nas zonas em que são plantadas.

- O lugar em que o gene é inserido não pode ser controlado completamente, o que pode causar resultados inesperados uma vez que os genes de outras partes do organismo podem ser afectados.

- Não se sabe se os alimentos transgénicos não afectam a saúde humana. A técnica utilizada é muito recente para poder garantir que não surjam problemas no futuro visto que mesmo pequenas alterações podem produzir grandes impactos ao longo de gerações.

- Efeitos colaterais que não podem ser previstos.



















Informação retirada do site:
http://livingbio39.blogspot.com/2009/02/o-que-sao-ogm-ogm-sao-organismos.html


Na minha opinião os transgénicos são bons para os os países em desenvolvimento pois, permitirem um maior aproveitamento de culturas e principalmente a concepção de alimentos mais ricos em nutrientes e vitaminas.


Mas os OGM são também perigosos pois têm efeitos colaterais que não podem ser previstos, ao saber isto acho que fico de pé atrás quanto ao consumo de transgénicos mas confesso que não vejo os rótulos para ver se certos alimentos são transgénicos por isso não tenho a noção da quantidade de alimentos transgénicos que como.

1 comentário:

  1. Baseado em que você me diz que os alimentos transgênicos possuem efeitos colaterais? Sou estudante de biotecnologia e reviso artigos e estudos de transgênicos sempre, mas NUNCA vi um se quer que confirmasse o que você disse, exceto em raros casos que a pessoa é alérgica a proteína expressa pelo transgene (o que não é não se trata de um perigo do alimento, mas sim de uma resposta imune da pessoa). De acordo com a Organização Mundial de Saúde, alimentos transgênicos são quimicamente e funcionalmente IDÊNTICO aos alimentos convencionais, logo, os mais de 20 anos de testes desde que foram desenvolvidos não deixam restar dúvidas que eles são 100% seguros!

    ResponderEliminar